quinta-feira, 24 de março de 2011

GPS avisa sobre 10 mil radares

 
O TS 8412, da TELE System, é um GPS que se destaca, além de sua simplicidade, pelo número de radares cadastrados. São mais de 10 mil pontos, o que está acima da maior parte dos concorrentes. Durante os testes a navegação foi boa na maior parte do tempo, mas apresentou perdas de sinal acima da média e erros de instrução - o caso mais grave foi solicitar uma conversão ilegal. Infelizmente, sua tela de 3,5 polegadas não pode ser usada para aplicações multimídia. O pequeno gadget, que tem 335 cidades navegáveis e identifica todos os municípios brasileiros, é vendido por preço competitivo: são 345 reais, em média de preços do varejo.

Pesando apenas 108 gramas, o TS 8412 chama a atenção (ou o contrário disso) por causa do tamanho diminuto. A espessura do aparelho, de 1,1 centímetro, deveria ser menor para podermos considerá-lo elegante, mas, de qualquer maneira, fica abaixo da maioria dos produtos desse tipo. Seu acabamento é emborrachado e, a cor, preta. Na sua lateral encontramos a porta miniUSB, o conector para alimentação e a entrada para cartão microSD.

A tela de 3,5 polegadas deste aparelho usa a tecnologia resistiva para perceber o toque de um dedo ou de uma caneta stylus - apesar de não acompanhar o produto. Seu tamanho é reduzido e, embora mantenha o gadget como um todo pequeno, limita a leitura. A sensibilidade é boa.

Um ponto forte do TS 8412 é identificar praticamente todas as cidades brasileiras, num total de 5.560 municípios.
Entre elas, as plenamente navegáveis são 335: um número razoável, mas bem abaixo das 893 por que viaja o Garmin 3760.

Cidades navegáveis
Barras maiores indicam melhor desempenho geral

Garmin nüvi 3760
893

Vista Siga-me Smart V
533

TomTom Go 630
366

SlimWay TV
345

TELE System TS 8412
335


Para navegar, o software proprietário da TELE System (instalado no Windows CE 5) se mostrou mediano. Ainda que a assimilação das informações geográficas que chegam do satélite tenha levado apenas 30 segundos, numa das principais avenidas de São Paulo, a 23 de Maio, o aparelhinho poderia ter provocado um acidente, já que solicitou uma conversão proibida. A perda de sinal foi constante: ocorreu 11 vezes ao longo de um teste de menos de uma hora, falha com recorrência bem acima da média. Os recálculos de rota, ou seja, quando as instruções são desobedecidas, levaram entre cinco e 10 segundos - um resultado também na média.

O uso do programa é intuitivo e possui menus simples de se entender na língua portuguesa. Assim como no Vista Smart V, a entrada de endereços no QWERTY virtual é preditiva, com as letras sumindo ao longo da digitação conforme a disponibilidade de ruas e logradouros no catálogo. Reforçamos que isso atrapalha o usuário, que se torna incapaz de digitar um nome aproximado (e ser posteriormente corrigido). A bateria do TS 8412 levou 72 minutos para acabar.

O processamento deste GPS é realizado por uma CPU MTK, de 468 MHz de clock. Ao longo da navegação angulada ou de vista superior, não há problema algum. Já quando queremos explorar o mapa, arrastando-o com os dedos, dá para perceber alguns engasgos - o que era de se esperar. Assim como na maioria dos dispositivos do gênero, este TELE System mostra alguns dos principais edifícios em simulação 3D.

Por não possuir funções multimídia, nos espanta o TS 8412 possuir entrada microSD. De um jeito ou de outro, muita gente pode prescindir de ouvir música ou tocar filmes no GPS, já que possui um aparelho dedicado a isso. O espantoso número de radares (10.778 contra 9.600 do antigo recordista, o Smart V) pode compensar a ausência de multimídia, mas não as falhas de navegação. Talvez, se houver atualização de firmware/software no futuro, este TELE System valha a pena, já que seu preço é realmente bom.

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More